No último dia 8 de agosto, 22 novos extensionistas da Epagri finalizaram a capacitação no Centro de Treinamentos da Epagri em São Miguel do Oeste (Cetresmo). A jornada dos profissionais na empresa teve início no dia 7 de julho.
Nesta etapa eles tiveram contato com temas fundamentais para sua atuação, como o papel do extensionista, metodologias de extensão, políticas públicas, entre outros tópicos que contribuem para o desenvolvimento de suas atividades. No dia 11 de agosto, eles seguiram para as regiões onde ficarão lotados, dando continuidade ao pré-serviço por meio de estágio prático em campo e atividades nos escritórios da Epagri.
Entre os novos extensionistas está o técnico agrícola, João David dos Santos Hahn, que teve a vida modificada com a convocação da Epagri. Ele, que residia em Balneário Gaivota, com a esposa e a filha e atuava como gerente de atendimento dos Correios, agora se prepara para trabalhar no escritório municipal de Bom Jardim da Serra, que fica a 160 quilômetros de sua casa. Em um primeiro momento ele pretende passar os finais de semana com a família. João relata que durante o pré-serviço “a saudade veio forte em vários momentos, mas amigos recém adquiridos, passando pelo mesmo momento de vida, souberam partilhar afeto e amparo”, desabafa.
Mesmo com a mudança de cidade e de rotina, ele afirma que “encara as novidades e os desafios com a alegria da surpresa. Entendo que ser surpreendido pela vida é algo belo e satisfatório e nos mantém jovens”. O apoio da família foi fundamental para iniciar o novo ciclo, que ele descreve como uma grande realização pessoal, “é como se nos últimos 38 anos estivesse sendo preparado para este momento” diz.

Foto: João David dos Santos Hahn
O extensionista destaca os momentos de aprendizado e companheirismo com a turma, sentimento transformado em versos no poema Extensão, que foi declamado aos colegas. Filho de agricultores, João se aproximou das artes durante a adolescência, paixão que carrega até hoje e é compartilhada com a esposa, com quem produz espetáculos infantis de contação de histórias e musicais autorais.
João David dos Santos Hahn salienta que tem sido muito gratificante ver o reconhecimento à Epagri pelos agricultores. “Ninguém nasce pronto, e entendo que essa vocação de que o poema fala, é essa disponibilidade de aprender, de ter empatia e de servir com gratuidade, por um bem maior: a prosperidade da nossa terra e da nossa gente”, observa.
Leia o poema de autoria de João David dos Santos Hahn.
Extensão
Um dia num estalar de dedos tudo mudou
Uma carta, um email, uma ligação
Vibrei, me emocionei, com um chamado
Uma convocação.
Um desafio posto em minha frente,
Servir a nossa gente,
Agora de um jeito diferente.
Pelos campos, pelas águas desse estado
Movo meu coração de lugar,
Meu braço, empresto como extensão
Do saber aprender para ensinar.
Nesse caminho encontro
Mãos firmes e calejadas a compartilhar.
Mãos sábias que acendem nossa luz.
Como um lampião de futuro a luzir,
Renovamos as esperanças do porvir.
Uns chamam de legado,
Outros de inspiração,
Extensionismo é vocação.
Gostar de gente, gostar da gente
E de todo mundo que quiser
fazer parte dessa união.
Por: Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri / Fapesc