Antes de ser Epagriano, somos todos seres humanos, pessoas que têm suas angústias, necessidades, aflições, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Saiba que você não está sozinho nesse sofrimento, o Serviço Social da Epagri está disponível para atendê-lo, ouvir suas questões e ajudar na busca de soluções.
O Serviço Social da Epagri foi criado em 1997 e visa intervir nas situações de vulnerabilidade dos Epagrianos, nas dimensões pessoais, profissionais e organizacionais. A equipe é formada pelas assistentes sociais Lindomar Oscar Machado, que atende as UGTs 5, 6, 7 e 8; Claudia Fatima Ferrari Nardi, responsável pelas UGTs 1, 2 e 9; e Josiane Tomczyk, que atua nas UGTs 3, 4 e 10. Os empregados que precisarem do serviço social podem procurar diretamente as assistentes sociais em seus e-mails ou ramais profissionais.
É direito de todo empregado utilizar o Serviço Social da Epagri quando se sentir vulnerável, não importa se essa sensação se refere à atuação profissional ou à vida pessoal. O serviço está disponível para empregados ativos e seus familiares, e também para funcionários terceirizados.
Os atendimentos podem ser solicitados por empregados ou seus familiares. A família percebeu que o Epagriano está mais triste que o normal, que anda bebendo mais que o habitual, ou qualquer outra situação? Pode procurar o Serviço Social da Epagri para se aconselhar. O empregado está se sentindo deprimido, desmotivado por uma questão profissional ou pessoal, ou se sente assediado no ambiente de trabalho? Também pode conversar com as assistentes sociais.
O serviço social atende também empregados mediante solicitação dos gestores, do DEGP, da DEX, do DJUR, da CASACARESC, do SESMT e das CIPAAs. As profissionais também praticam a busca ativa, quando percorrem unidades da Epagri para conversar com gestores e empregados, identificando possíveis necessidades de intervenção.
As assistentes sociais da Epagri atuam em situações de saúde física, transtornos mentais e dependência química, através de orientações e encaminhamentos. Essa atuação se estende a casos de mediação profissional, especialmente no que se refere à movimentação de pessoas por questões de saúde, reabilitação profissional, relacionamento interpessoal e sindicâncias.
No âmbito do acolhimento pessoal e profissional, elas trabalham com situações de fragilidade que afligem a vida pessoal e também de descontentamentos e desmotivação profissional. Prestam consultoria aos gestores, fazendo a contextualização das demandas, para contribuir nos processos de gestão e nas relações de trabalho. Por fim, apoiam o Programa Bem-Estar, planejando e executando atividades voltadas às normativas e necessidades dos empregados, através de palestras, informativos e capacitações. Esta última ação é executada em parceria com a CASACARESC, SESMT e DEGP.
Não exite em procurar o Serviço Social da Epagri, mesmo que você não tenha clareza de que sua demanda cabe ser atendida por esta equipe. As assistentes sociais vão te ouvir e procurar lhe ajudar na busca de soluções. O sigilo é garantido e só será quebrado com sua autorização e em caso de extrema necessidade para resolução da questão.