Você não sabe, mas o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Epagri está na sua sala. Ele está no ar-condicionado, na mesa que você usa, na sua cadeira, na Sipat e em muitos outros aspectos, até mesmo na sua aposentadoria.
O SESMT da Epagri existe desde 2003. A instalação do serviço é definida pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR4), instituída pelo Ministério do Trabalho, que estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa. Segundo a NR4, os profissionais integrantes do SESMT são os responsáveis pela elaboração, planejamento e aplicação dos conhecimentos de engenharia de segurança e medicina do trabalho nos ambientes laborais, visando garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
O SESMT da Epagri é composto por Katiane Fortkamp, engenheira de segurança do trabalho; Lusiany Küster Correa Besen, extensionista rural com especialização em segurança do trabalho; Ana Cristina Schurhaus Mello, assistente administrativo; e Jaques Martinho Carvalho, técnico de segurança do trabalho. As três primeiras estão lotadas na sede, enquanto Jaques tem lotação na Epagri/Cepaf, em Chapecó.
O SESMT tem um rol grande de atribuições, estabelecidas por Normas Regulamentadoras e Instruções Normativas. Cabe ao Serviço fazer inspeções no ambiente de trabalho, implementar medidas de prevenção, fazer o gerenciamento da saúde ocupacional dos empregados, promover ou apoiar capacitações, entre outras atribuições. Sabe aquela consulta com o médico do trabalho que você faz periodicamente? Aí tem a participação do SESMT.
O Serviço também apoia a atuação das CIPAAS, contribui na busca de soluções para a acessibilidade das unidades da Epagri e emite laudos sobre as condições dos locais de trabalho. Faz ainda a análise de editais para compras de equipamentos e mobiliários (como ar-condicionado, cadeiras e mesas, por exemplo) com objetivo de garantir que tudo esteja de acordo com as normas de saúde e segurança do trabalhador. Até o momento da aposentadoria tem a participação do Serviço, que vai analisar a documentação e atestar ou não a presença de agentes ambientais prejudiciais à saúde dos trabalhadores nas tarefas laborais.
O fato é que as atribuições do SESMT são diversas, se fôssemos listar todas, esse texto ficaria enorme. Mas o que o empregado da Epagri precisa saber é que o SESMT está sempre atento à sua rotina laboral, com objetivo de preservar sua saúde.
Quer saber mais ou falar com o SESMT? É só enviar um e-mail para sesmt@epagri.sc.gov.br. A equipe está pronta para tirar dúvidas sobre saúde do trabalhador e esclarecer outros temas. E se você não tem certeza de que sua indagação, denúncia ou colocação está dentro das competência do Serviço, não tem problemas, eles vão lhe orientar e encaminhar para o setor correto, caso não possam resolver sua questão.