Na terça-feira, 1º, a Diretoria Executiva da Epagri promoveu a primeira edição do evento “Pergunte ao Presidente”, transmitido ao vivo pelo YouTube para todos os colaboradores. Com duração de uma hora e meia, o presidente Dirceu Leite respondeu a 27 perguntas enviadas pelos empregados, vindas de 20 unidades diferentes da Empresa.

O objetivo do evento foi fomentar um diálogo aberto e transparente sobre a gestão da Epagri, estreitando o relacionamento entre a Diretoria e os colaboradores. A ação também comemorou os dois anos da gestão atual, destacando as principais conquistas desse período e apresentando as perspectivas para os próximos anos.
PDV e novos concursados
De acordo com Dirceu, nos últimos dois anos, a equipe de gestão tem trabalhado para implementar inovações e aproveitar a parceria com o governador Jorginho Mello para viabilizar novas ações dentro da Epagri. “Esse esforço resultou em importantes avanços, permitindo que alcançássemos marcos significativos”, afirmou.
Entre as principais conquistas, o presidente destacou a aprovação do Programa de Demissão Voluntária (PDV), uma medida aguardada por muito tempo, que permitiu a transição tranquila de muitos colegas para uma nova fase de vida, com o devido reconhecimento pelos anos de dedicação. “Com o apoio do governador e da nossa equipe, conseguimos viabilizar essa ação, que está sendo implementada mensalmente, com colegas deixando a empresa e novos colaboradores chegando”, explicou Dirceu.
O PDV também proporcionou a oportunidade de reforçar as equipes. “Já convocamos 173 concursados e temos autorização para chamar mais 51 profissionais. Além disso, esperamos convocar outros 149 colaboradores até o final de 2025”, revelou o presidente.
Expansão para o ensino agrotécnico
Outro avanço importante foi a ampliação das atividades da Epagri. Tradicionalmente voltada para a pesquisa e a extensão, a Empresa expandiu sua atuação e, a partir de 2025, passou a ser também uma instituição de ensino agrotécnico, com a missão de fazer a gestão dos Centros de Educação Profissional de SC, os Cedups Agrotécnicos. “Atualmente, somos responsáveis pela formação de 1.400 alunos nos cursos técnicos, oferecidos em cinco colégios agrícolas no Estado, localizados nos municípios de São José do Cerrito, Água Doce, Campo Erê, São Miguel do Oeste e Canoinhas”, destacou.
SC Rural e alinhamento com o governo estadual
Dirceu ressaltou que essas mudanças não apenas ampliam o papel da Epagri, mas deixam a Empresa ainda mais alinhada às diretrizes do governo estadual. “Em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária, estamos avançando no SC Rural, programa no qual fomos designados para desenvolver o manual operativo e toda a documentação necessária para viabilizá-lo, com a assinatura prevista ainda este ano. Esse movimento vai fortalece a Epagri e valorizar o nosso maior patrimônio: as pessoas”, explicou.
De acordo com o presidente, o constante diálogo com o governo tem permitido à Epagri continuar evoluindo, ampliando seu quadro de colaboradores e fortalecendo sua presença em todo o Estado. “O governo tem dado uma atenção especial à nossa empresa, possibilitando investimentos que nos permitem atender à população rural com excelência. A dedicação diária de nossos colaboradores faz toda a diferença, e é isso que nos torna um patrimônio valioso, com impacto real na vida das pessoas”, afirmou Dirceu.
Perguntas dos empregados
Após o relato sobre as conquistas dos dois primeiros anos de gestão, Dirceu discutiu as próximas ações da Epagri em resposta a diversas perguntas dos empregados, que abordaram temas como: Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), Plano de Demissão Voluntária, Programa de Pós-Graduação, concurso público, gestão dos Cedups, investimentos na comunicação, sistemas da Epagri, saúde dos trabalhadores, movimentação de pessoas, papel da diretoria eleita, terceirização de funções, futuro da pesquisa e extensão, e perspectivas para a pesca.
O evento, transmitido ao vivo, proporcionou um momento de interação importante para todos os colaboradores da Epagri. Acompanhe a íntegra do bate-papo no link a seguir.