Emilio Brighenti ao lado do prefeito Giovani Nunes durante a homenagem

O pesquisador Emilio Brighenti, da Estação Experimental de São Joaquim, recebeu a Comenda Manoel Joaquim Pinto, pelas pesquisas com fruticultura de clima temperado, principalmente pelo auxílio no estabelecimento do cultivo de uvas viníferas. A comenda foi concedida pela Câmara de Vereadores do município, em conjunto com o prefeito Giovani Nunes, e também faz referência aos “relevantes trabalhos prestados à comunidade joaquinense”.

A entrega da comenda aconteceu no dia 6 de outubro, na Casa da Cultura de São Joaquim, com a presença de vereadores, autoridades do Poder Executivo e convidados. Brighenti recebeu diploma, botom e medalha da Comenda Manoel Joaquim Pinto. A proposição da homenagem foi feita pelo Vereador Sérgio de Oliveira.

Nascido em São Joaquim, Emilio Brighenti cursou Agronomia na Universidade Federal de Pelotas, onde também fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado. Retornou para São Joaquim para trabalhar na Estação Experimental, ainda nos tempos da Empasc.

Ingressou na empresa em 01 de Setembro de 1980, onde realizou pesquisas com maçã, pera, cereja, ameixa e uva, com enfoque em selecionar cultivares adaptados às condições da região. Foi chefe da Estação por dois períodos de quatro anos cada. Segue atuando como pesquisador da unidade, desenvolvendo trabalhos em vitivinicultura.

Pesquisador Emilio Brighenti, da Estação Experimental de São Joaquim, recebe homenagem