A importância do diagnóstico precoce do câncer foi destaque da palestra promovida nesta terça-feira, 4, pela Diretoria Executiva e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA-Sede). O evento foi presencial no auditório da Sede, com transmissão online para todas as unidades da Epagri, como parte do calendário das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

O evento contou com a abertura da vice-governadora Marilisa Boehm. Ela pediu aos epagrianos que façam exames de rotina uma vez por ano. “O corpo é um templo que Deus nos deu. Cuide dele. Isso ajuda você, o Estado e a sua família”, destacou a vice-governadora.

A palestra Cuidados e Prevenção do Câncer foi feita pela bióloga Yara Costa Netto Muniz, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Com dados, ela mostrou a importância do diagnóstico precoce. O índice de cura nos casos diagnosticados em estágio inicial é de 95% para o câncer de mama e de 90% para o câncer de próstata.

Segundo dados apresentados pela professora, o câncer de mama mata em média 52 mulheres por dia e o câncer de próstata é a causa da morte de 43 homens diariamente. “Precisamos cuidar da gente, apoiar campanhas de vacinação e de rastreio dos cânceres, além de disseminar boas informações”, destacou Yara.
Sem medo do diagnóstico
A diretora Administrativo-Financeira, Fabrícia Hoffmann Maria, também reforçou a necessidade de ficar atento aos sintomas dos cânceres e realizar exames de rotina para viver mais e com qualidade. “Temos que nos cuidar todos os dias do ano. Vamos trocar a paralisia e o medo do diagnóstico pela prevenção”.

A presidente da CIPAA Sede, Ana Cristina Melo, falou das ações voltadas à conscientização e à promoção da saúde promovidas pela comissão em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. Entre elas, a distribuição de informativos sobre os cuidados com a saúde da mulher e do homem e a criação de um espaço temático com as cores das campanhas para os colaboradores fazerem fotos e compartilharem nas redes sociais.
Por Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc




