Novembro chegou e é a hora de perguntar aos homens: já fizeram seus exames anuais? De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre os brasileiros, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

Fatores de risco

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, que é mais incidente em homens a partir da sexta década de vida. Também influenciam o histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e a obesidade. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, como agrotóxicos, herbicidas e inseticidas.

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico

A doença pode ser diagnosticada por exame de toque retal (exame de próstata), importante para detectar precocemente seu aparecimento, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. É importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.

Como se proteger

Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. É importante ainda adotar hábitos saudáveis, como fazer atividade física, ter uma boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação com exame histopatológico.

Novembro Azul na Epagri

A Casacaresc e a CIPAA Sede prepararam uma programação especial para o Novembro Azul. No dia 22 de novembro, às 10:30h, acontece no auditório da Sede a palestra Saúde Masculina em Movimento, que será transmitida para todo o Estado pelo canal de capacitações on-line da Epagri. Neste mesmo dia, às 10h acontece a foto oficial do Novembro Azul dos empregados de Florianópolis, que estão convidados a vir vestidos com a cor do mês. A Casacaresc também vai divulgar em breve as datas para consultas on-line sobre a saúde do homem.

Clique AQUI para obter mais informações sobre o câncer de próstata.

Novembro Azul: Conheça fatores de risco, sintomas, e como se proteger do câncer de próstata