A extensionista da Epagri Rose Mary Gerber lançou, há alguns anos, o livro “Mulheres e o mar”, resultado de sua pesquisa de doutorado. A obra retrata os desafios das pescadoras artesanais que atuam embarcadas no litoral catarinense. Durante a confecção de sua tese, Rose ficou especialmente próxima da pescadora Safira Cristina Mendes, de Balneário Barra do Sul, amizade que se mantém até hoje.
O destaque conquistado por Safira no coração e no livro de Rose deu origem a outros produtos culturais. O mais recente é o filme “Safira, o mar e a vida”, dirigido por Luiz Fonseca, que fez parte da mostra competitiva de curtas do Festival de Cinema de Gramado. O documentário foi um dos 18 selecionados entre os 222 inscritos. O curta também será exibido no dia 8 de outubro no Fenavid – Festival Internacional de Cine de Santa Cruz, na Bolívia, e no Lisbiff – Lisboa Indie Film Festival, que acontece em dezembro.
Assista ao trailer oficial aqui.
Rose conta que recebeu a visita de Luiz Fonseca na sede da Epagri, onde trabalha, interessado em saber mais sobre o livro que ela havia escrito. No encontro, Rose apresentou detalhes sobre a rotina de Safira, a pescadora com quem mais conviveu durante sua pesquisa e cuja relação resultou não só no trabalho acadêmico, mas em uma amizade que se fortalece no decorrer do tempo. A partir daí teve início a produção do filme de pouco mais de 13 minutos.

O documentário foi exibido no Festival de Gramado no dia 16 de agosto. A exibição teve a presença de Luiz Fonseca, de Maria do Céu, produtora, e de outros membros da equipe que atuou no curta. Além disso, Rose, Safira e sua família também compareceram.
“Levar a história da pescadora Safira a um festival tão concorrido e reconhecido é um misto de honra e alegria, pois é uma forma de expandir o conhecimento sobre a existência de que, sim, as mulheres habitam e fazem parte do mundo das pescas”, comemora Rose.

Além do documentário e do livro, a tese de Rose gerou uma exposição virtual, com as fotos da Safira, que pode ser conferida aqui. A pescadora também se inspirou no trabalho da Epagriana para lançar seu próprio livro, intitulado “A menina e o mar”, que foi tema de matéria no blog da Epagri, que pode ser lida aqui.
