Santheslie Milfort, jovem aprendiz do Departamento Estadual de Gestão de Pessoas (DEGP), vai estrelar vídeo produzido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ela vai ser um dos exemplos de sucesso do Programa Novos Caminhos, iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do TJSC, em conjunto com parceiros.
O Programa Novos Caminhos tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
A jovem aprendiz da Epagri é natural do Haiti e mora no Brasil há quatro anos. Permaneceu em abrigo até completar a maioridade e hoje, com 18 anos, está no segundo ano de seu primeiro emprego. Seu contrato com a Epagri segue até agosto de 2024 e ela se mostra feliz com a oportunidade de aprender as primeiras noções no campo profissional.
Na Epagri, Santheslie atua no arquivo da DEGP, lidando com informações físicas e digitais. E, com aconselhamento dos colegas, se prepara para a nova fase da vida, agora maior de idade, já afastada do abrigo, e dividindo aluguel com duas amigas. Segue estudando no segundo ano do nível médio, se preparando para prestar vestibular para enfermagem.
Realização de um sonho
“É muito legal ser jovem aprendiz, para começar, conhecer o mercado de trabalho”, descreve a estudante. “Pra mim, é uma grande oportunidade, me ajuda a realizar um sonho”, conta ela, animada, afirmando que gosta de tudo, tanto do trabalho quanto do relacionamento com os colegas de Departamento.
Com seu jeito tímido, voz baixa e sorriso fácil, Shan, como é chamada pelos colegas, é uma unanimidade no DEGP. Gabriel Coelho de Freitas, o tutor responsável pela jovem aprendiz, se mostra satisfeito. Segundo ele, ela tem calma e dedicação, assimilou rápido as atividades que desempenha. “Tem um bom perfil para o mercado de trabalho”, atesta o tutor.
A contratação de Shan e seu sucesso no primeiro emprego são mais um sinal de que a Epagri está sempre empenhada em prestar os melhores serviços para a sociedade. Acolher, aconselhar, e encaminhar um jovem aprendiz podem ser a porta de entrada para construção de uma vida adulta digna, feliz e produtiva. E a Epagri se sente honrada de poder colaborar também com isso.