Extensionistas aposentados da Epagri e Acaresc reuniram-se durante a Festa Estadual do Milho (ExpoFemi), realizada entre 24 de fevereiro a 3 de março naquele município. Eles visitaram o antigo escritório da Acaresc e a sede da antiga prefeitura, onde reviveram boas lembranças. Também foram realizadas homenagens aos colegas que trabalharam no desenvolvimento do setor primário do agronegócio de Xanxerê.

Gilberto Barella, engenheiro-agrônomo e extensionista rural da Acaresc em Xanxerê de 1975 a 1985, organizou o encontro. Juntamente com agricultores da região, ele foi pioneiro na produção de milho no município. Conseguiu instalar uma lavoura irrigada demonstrativa, que teve produtividade surpreendente para época, de 126 sacos por hectare. “Naquela época era alta produtividade, porque a média girava em torno de 50 a 60 sacos por hectare”, explica. 

Se hoje Xanxerê é uma referência em produção de milho, sediando inclusive a festa estadual do cereal, muito disso se deve ao trabalho dos aposentados da Acaresc e Epagri. 

Confira imagens do encontro, nos cliques de Kátia Mara de Miranda Visolli. Clique nas fotos para ampliar.

Extensionistas aposentados de Xanxerê promovem encontro