Para quem está na capital e arredores, a dica é conhecer o trabalho do artista plástico Duílio Paulo Rossi Fermo, extensionista aposentado da Epagri. Ele estará expondo sua arte  no Jardim Botânico de Florianópolis entre os dias 5 e 20 de novembro.

A abertura da exposição acontece no dia 5, entre 16h e 19h. A visitação vai até 20 de novembro, sempre de terça a domingo, das 7h às 19h. 

Duílio ingressou nos quadros da Epagri em janeiro de 1969, ainda nos tempos da Acaresc, atuando como extensionista rural em Coronel  Freitas. A partir de 1972 desempenhou a função em Braço do Norte. Em maio daquele ano assumiu a função de coordenador de suinocultura, com sede em Criciúma. 

Com a criação da Epagri, em 1991, foi transferido para a Estação Experimental de Urussanga, onde passou a coordenar cursos no Centro de Treinamento de Araranguá. Aposentou-se em 1999 e em 2004 foi secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Criciúma. Já nos tempos de Casacaresc e Epagri, mostrava seu talento artístico elaborando stands da Empresa em exposições, feiras e outros eventos. 

Como artista, é um autodidata. Nanquim sobre papel, guache e aquarela sobre papel, óleo sobre tela, papelão, eucatex, e tinta acrílica sobre tela, são algumas das técnicas que emprega para expressar seu talento artístico. Já participou de diversos concursos e exposições, a maioria no Sul do Estado.

A exposição que abre na capital no dia 5 tem apoio institucional da Epagri e da Associação Amigos do Jardim Botânico de Florianópolis.

Confira abaixo alguns trabalhos que dão uma mostra do talento de Duílio. Clique nas imagens para ampliar. 

Epagriano aposentado faz exposição artística em Florianópolis