A Epagri foi anfitriã da 67ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). O evento reuniu lideranças de 23 entidades de extensão rural e pesquisa agropecuária de todo o país para discutir os rumos da Ater pública, além de temas estratégicos da pesquisa agropecuária. A programação ocorreu em Florianópolis, Bombinhas e Itajaí.

O evento discutiu os rumos da Ater pública e temas estratégicos da pesquisa agropecuária (Fotos: Aires Mariga/Epagri)

O secretário adjunto de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Edi Dalla Cort, participou da abertura e destacou que a atuação da Epagri é essencial para o crescimento de Santa Catarina. “O trabalho que a Empresa faz, como um braço da agricultura, é muito importante. E todo esse desenvolvimento sustentável do estado é fruto da extensão rural e das tecnologias geradas pela Epagri”, afirmou.

Na oportunidade o presidente da Epagri, Dirceu Leite, enalteceu os impactos sociais da Empresa em 2024, ao apresentar o Balanço Social.  O documento mostra que a Epagri entregou R$9,62 de retorno para cada real investido na Empresa no ano passado.  Dirceu falou ainda das transformações pela quais a Epagri está passando, ao abarcar, além da pesquisa agropecuária e a extensão rural, o ensino agrotécnico com o olhar na inovação.

O Balanço Social da Epagri mostra que a Empresa entregou R$9,62 de retorno para cada real investido na Empresa nem 2024

O presidente da Asbraer, Luciano Brandão, argumentou que a extensão rural movimenta o país, pois desenvolve as pessoas, a economia e a sociedade. “Precisamos avançar e muito, mas a atuação da Ater estatal é efetiva e com presença em todo o país. É um serviço transformador que auxilia os estados, municípios e governo federal a combater a fome”, disse ele.

Visitas técnicas em Bombinhas e Itajaí

Como parte da programação do evento, o grupo conheceu o trabalho do Programa Escola do Mar, realizado em Bombinhas, que recebe assistência técnica da Epagri. De acordo com a coordenadora técnica do programa, Silvana Leone, os técnicos ajudam pescadores artesanais e maricultores, que cultivam uma variedade de mariscos, mexilhões e macroalgas em mar aberto. Durante a visita técnica,  os participantes conheceram uma fazenda marinha implantada na Baía de Zimbros.

Os participantes do evento conheceram o trabalho do Programa Escola do Mar, em Bombinhas

Outra atividade de campo foi desenvolvida na Estação Experimental da Epagri em Itajaí, que é referência nacional na pesquisa com arroz irrigado e também desenvolve estudos com bananas, frutas cítricas, hortaliças e palmáceas, além do melhoramento genético da tilápia. A visita foi guiada pela pesquisadora e gerente da estação Ester Wickert.

Novos dirigentes

Na ocasião da assembleia, foram definidos os dirigentes para os cargos em vacância da Asbraer, ficando da seguinte forma: Região Norte elegeu Emater-AC, região nordeste elegeu Emater-RN, região sudeste elegeu Incaper-ES e região sul elegeu IDR-PR como vice-presidentes regionais suplentes.

A Asbraer

A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de junho de 1990 e visa representar politicamente as entidades públicas de Ater e Oepas. Há mais de 30 anos mantém ativa a integração e o intercâmbio com suas associadas e instituições públicas, organismos internacionais e instituições privadas, além de promover o diálogo entre a assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. O trabalho é realizado a partir de iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo; inovação por meio da pesquisa; e desenvolvimento rural com segurança jurídica em consonância da regularização fundiária.

Hoje, a Asbraer possui 31 associadas com representação em quase todas as unidades federativas do Brasil. Seu objetivo é assegurar a inserção da assistência técnica e da extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária na agenda política nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

​Epagri recebe 23 entidades de extensão rural e pesquisa agropecuária para a 67ª Assembleia da Asbraer, de 24 a 26 de abril

Deixe um comentário