Golpistas estão se passando por servidores do INSS para obter dados pessoais dos segurados, usando como pretexto a Prova de Vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Roney Leonardo, responsável pela Divisão de Gestão da Folha/DEPG, recomenda aos empregados aposentados da Epagri que evitem clicar em links enviados por mensagem e nunca enviem dados pessoais, fotos ou documentos.
Ele ressalta que os estelionatários solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto bloqueio nos pagamentos. “Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial. A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa, mas o INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial”, diz Roney.
O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, a recomendação é bloquear o número de telefone.
A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31/12/2022 e, até lá, nenhum benefício será suspenso. O INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para que a prova de vida seja feita automaticamente.
Dicas para não cair no golpe
– O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
– O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
– O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
– A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
– Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no site Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
– A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
– Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
– Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Fonte: INSS