Finalização do Inventário Físico de Bens Patrimoniais 2022

O Departamento Estadual de Gestão Operacional (DEGOP) informa que as comissões de patrimônio das unidades estão finalizando o Inventário Físico de Bens Patrimoniais 2022. Para isso, a equipe de patrimônio de cada unidade irá solicitar, via SGP-e, a assinatura dos empregados no Termo de Responsabilidade dos bens que estão na sua carga patrimonial, ou seja, sob a sua responsabilidade.

“Destacamos que o Inventário Físico de bens patrimoniais é uma exigência da legislação e deve obrigatoriamente ser realizado anualmente”, lembra Karla Rodrigues Cândido, chefe da Divisão de Gestão do Patrimônio.

Transferência e devolução de bens patrimoniais que não utiliza mais

Karla explica que as unidades da Epagri possuem uma comissão de patrimônio, responsável pelas atividades de incorporação, transferência e baixa de bens patrimoniais, dentre outras. Geralmente, essa equipe está localizada junto à Gerência. Essas pessoas estão capacitadas para orientar os empregados quando é necessário fazer alguma ação relacionada aos bens que estão sob a responsabilidade de cada um.

“Por isso, sempre que precisar fazer uma transferência de bens ou devolver algum bem que não está mais utilizando, orientamos entrar em contato com o responsável pelo patrimônio da sua região”, esclarece Karla. O Patrimônio da Unidade irá atualizar a informação no Sistema de Patrimônio e, consequentemente, atualizar a carga patrimonial, ou seja, tirar o bem do nome da pessoa. 

“Outra questão muito importante é quanto ao desfazimento de bens patrimoniais: ele só poderá ser realizado conforme a legislação vigente”, relata ela. Karla lembra que nenhum empregado poderá descartar um bem, mesmo que inservível, danificado, quebrado, com cupim ou com tecnologia ultrapassada, sem o devido processo legal de desfazimento. “Somente a equipe de patrimônio das Unidades pode realizar esta ação”, destaca.

Cuidar do patrimônio é dever de cada Epagriano: confira orientações do DEGOP
Tags: