Os principais benefícios oferecidos aos empregados da Epagri passarão a ser abordados neste informativo, pelo Departamento Estadual de Gestão de Pessoas (DEGP), responsável pela aplicação das políticas de gestão de pessoas na Empresa.

A política de benefícios é um instrumento extremamente importante para a captação e retenção do empregado. Além de facilitar a vida e transformar a experiência do trabalhador na organização, contribui para melhorar a satisfação e o bem-estar das pessoas, o que pode levar a uma maior produtividade, motivação e engajamento no trabalho. 

Hoje vamos falar da previdência privada, um dos benefícios ofertados pela Epagri e administrado pela Fundação Ceres. A Ceres é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), nascida em 1979 para gerenciar fundos de previdência da Embrapa e da Embrater, que, ao longo dos anos, agregou as patrocinadoras Epagri, Emater-MG, Epamig, Emater-DF, Cidasc e ABDI.

Suplementação salarial

O sistema de previdência privada visa a suplementação salarial após o desligamento do empregado da Epagri. Também oferece cobertura de benefícios de risco: aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

A Ceres administra três planos de previdência para a Epagri. O Epagri-FlexCeres, criado em 2005, é o único que permanece ativo e aberto para receber novos participantes. A Ceres também administra os planos Epagri Básico e Epagri Saldado, ambos encerrados. 

Atualmente, 76% dos empregados ativos possuem o benefício. A Epagri contribui com até 7% sobre a remuneração bruta do funcionário. Esse valor é limitado ao percentual pago pelo empregado e ao teto de contribuição de R$17.167,20, que é corrigido anualmente em junho, pela variação do INPC.

Uma das vantagens de se possuir um plano de previdência privada é a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda, até o  limite de 12% da remuneração anual. Dessa forma, parte do recurso que seria destinado ao imposto, pode ser direcionado ao próprio benefício. Linhas de empréstimos com juros mais baixos e um plano aos dependentes (família Ceres) são outros benefícios oferecidos aos empregados.

Valorização de ativos

Historicamente, os planos da Epagri administrados pela Ceres apresentam uma boa valorização dos ativos. Em 2023, não está sendo diferente. Neste ano, a rentabilidade dos três planos superou a meta atuarial até o dia 20 de junho.

A Ceres aplica seus recursos em fundos que propiciem a rentabilidade necessária para valorização dos ativos aportados. Contudo, em 2020 e 2021, anos da pandemia, o mercado financeiro nacional e internacional não contribuiu para alcançar as metas atuariais. Mas, historicamente, a rentabilidade vem performando acima do esperado. 

A Epagri tem participação na governança corporativa da Ceres com representantes no Conselho Deliberativo (Úrsula Maria Ludwig), no Conselho Fiscal (Jonas Pereira do Espirito Santo) e no Comitê de Seguridade (Paulo Roberto Lisboa Arruda). Existe ainda, o Comitê Consultivo dos Planos, coordenado pelo Diretor Institucional, Célio Haverroth,  com a participação de representantes dos  sindicatos, da Faper, dos aposentados e outros.

Tire dúvidas e participe

Diante das informações apresentadas, avalie o seu momento e venha participar deste benefício oferecido pela Epagri, garantindo segurança à família e qualidade de vida na sua aposentadoria. Quando o empregado ingressa na Epagri, muitas vezes não está preparado, orientado ou sensível para avaliar esse tema. Mas nunca é tarde para começar, procure o representante regional da Ceres, para esclarecer suas dúvidas, ou entre em contato diretamente com os canais de atendimento da Ceres.

0800 979 2005  
(61) 2017-1471
atende@ceres.org.br

Conheça melhor o plano de previdência privada administrado pela Ceres