No dia 18 de novembro a Câmara Municipal de Itapiranga realizou sessão solene em comemoração aos 60 anos de extensão naquela cidade. Epagrianos da ativa e aposentados participaram do evento, que foi marcado pela gratidão dos itapiranguenses, emoção e muitas recordações. 

As atividades de campo da extensão em Itapiranga começaram em fevereiro de 1964. Esse início foi resultado do convênio firmado no final do ano anterior entre a prefeitura local e a Acaresc. 

José Márcio Teixeira foi o primeiro extensionista local. Em 1965 Francisco Marcos Pereira Lucas ingressou na equipe, atuando continuamente no escritório local até o ano 2000. Ele reside no município até hoje. Atualmente a equipe é formada por Alésia Inês Lauschner, Juliano Kuntz da Encarnação e  Marcelo Rohden. 

Toda essa história foi apresentada aos participantes da sessão solene em um vídeo de 20 minutos preparado especialmente para o momento. Em seguida, os vereadores entregaram uma placa que reconhece os relevantes serviços prestados à sociedade.

A extensionista Alésia Inês Lauschner usou a palavra para enaltecer a importância da contribuição da extensão social no desenvolvimento da grande Itapiranga e seus desafios ao longo desses 60 anos. José Noivo Carvalho falou em nome dos aposentados, relembrando fatos pitorescos das atividades da extensão e enfatizando a importância das parcerias. 

O extensionista Marcelo Rohden apresentou um contexto sobre as atividades atuais e a importância das políticas públicas. Abordou ainda os desafios futuros de produtores e extensionistas frente aos avanços tecnológicos. Também enfatizou a importância de a extensão rural acompanhar o ciclo de evolução, mantendo-se atualizada em relação aos sistemas produtivos. 

Léo Teobaldo Kroth, Epagriano cedido para a Secretaria da Agricultura e Pecuária, onde ocupa o cargo de diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, compareceu à homenagem. Ele atuou como extensionista em Itapiranga. Além dele, estiveram presentes o gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon, técnicos da gerência regional, colegas de outros municípios, familiares e convidados. O evento foi prestigiado ainda  por todos os vereadores municipais e por Julian Wiltner, que representou o poder executivo. 

A moção em homenagem aos 60 anos da extensão em Itapiranga foi  proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Bastos, e aprovada por unanimidade. 

Clique nas fotos para ampliar:

Comemoração dos 60 anos da extensão em Itapiranga reúne Epagrianos da ativa e aposentados