A extensionista Suselei Brunato Weber, da gerência regional da Epagri em Tubarão, recebeu no dia 5 de dezembro o título de Extensionista Destaque 2022 de Santa Catarina. A cerimônia foi promovida na Câmara dos Deputados, em Brasília, em referência aos 74 anos do Dia do Extensionista Rural, comemorado em 6 de dezembro.
Susi, como é conhecida pelos colegas e agricultores, foi representada pelo diretor institucional da Epagri, Célio Haverroth. As chuvas que atingiram a Grande Florianópolis naqueles dias forçaram interdição da BR 101, na altura do município de Palhoça, o que impediu que Suselei chegasse à capital para pegar o avião com destino a Brasília.
“Com relação a essa homenagem, me sinto muito honrada, porque sei o quanto o corpo técnico da Epagri é valoroso, então, representar a Empresa, com tantas pessoas que poderiam estar recebendo esse título, me deixa muito lisonjeada”, resume a extensionista. Ela diz que a indicação de seu nome é um reconhecimento pelo trabalho executado, e promete mais: “me sinto ainda mais otimista e empenhada em dar continuidade ao trabalho, que, acredito, seja de grande valia para os catarinenses”.
Capacitação de jovens e mulheres
Com graduação em assistência social e especialização em educação e meio ambiente, Suselei é extensionista há 37 anos. Iniciou a carreira na Antiga Acarpesc, que se fundiu a outras empresas para criar a Epagri. É líder do programa Capital Humano e Social da Epagri para as regiões de Tubarão e Criciúma.
Entre suas principais funções, está a coordenação dos cursos promovidos pela Empresa para jovens e mulheres dos meios rural e pesqueiro. A região está formando neste ano a 10ª turma de jovens rurais, num trabalho que foi pioneiro na Epagri. “Esse trabalho tem um resultado muito positivo para a Empresa, permite uma aproximação com as famílias de mulheres e jovens e promove uma mudança de atitude dos participantes com relação à sua atividade e à participação na comunidade”. Suselei alia a coordenação dos cursos à atividades de educação ambiental e divulgação de tecnologias sociais de baixo custo.
A Epagri conta com 668 profissionais atuando diretamente na extensão, o que representa 40% do corpo funcional da Empresa. Todos os municípios catarinenses são atendidos por pelo menos um extensionista da Empresa.
“O extensionista é um profissional indispensável para o desenvolvimento sustentável do meio rural, principalmente no tocante à agricultura familiar e pesca artesanal”, descreve Edilene Steinwandter, presidente da Epagri. Ela lembra que cabe a este profissional acessar as propriedades rurais, desde as mais próximas dos centros urbanos, até as mais distantes, para levar conhecimento, tecnologia e inovação às famílias que tiram seu sustento da terra e do mar.