Em 30 de julho de 2024, a Casacaresc comemorou 54 anos de uma jornada marcada por inovação e compromisso com a saúde de seus beneficiários. Desde sua fundação em 1959, como a Caixa de Assistência dos Servidores da Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina, a Instituição tem se transformado continuamente.

Uma das grandes razões para celebrar este ano é a apresentação da nova logomarca da Casacaresc. Escolhida por meio de uma enquete que contou com a participação ativa dos beneficiários, a nova identidade visual simboliza a modernidade e a inovação, ao mesmo tempo em que honra a história e os valores da Instituição. Este novo símbolo reflete a evolução contínua da Casacaresc e o compromisso com a excelência em seus serviços.

Além da nova logomarca, o lançamento do programa Casa+Saúde marca um novo capítulo na história da instituição. O programa, que já tem conquistado a adesão dos beneficiários, inicia com o preenchimento do Formulário de Perfil de Saúde Inicial, permitindo um cuidado continuado e personalizado. O Casa+Saúde representa a missão da CASACARESC de contribuir para a saúde e bem-estar de seus beneficiários de maneira sustentável e transparente.

Uma história de evolução e conquistas

Décio Alfredo Rockenbach, Jonas Pereira do Espírito Santo e Cláudio César Reiter, Ex-Dirigentes da Casacaresc, junto ao atual Presidente, Alexandre Coimbra Ribeiro, compartilharam suas perspectivas sobre a trajetória da instituição. “A Casacaresc nasceu como fundo mútuo de auxílio financeiro em 1959, e em 1970, tornou-se operadora de plano de saúde e de outros benefícios sociais aos empregados da extinta Acaresc”, destaca Rockenbach. Essa evolução foi impulsionada pela necessidade de cuidar do capital e bem-estar dos trabalhadores, garantindo-lhes acesso a serviços de saúde e auxílio financeiro.

Em 1990, com o fim da Acaresc, a fusão com a ex-Empasc, a ex-Acarpesc e o antigo Instituto de Apicultura (Iasc), constituiram, na segunda metade de 1991, a Epagri. “Com a fusão, passamos a atender e cuidar de muito mais vidas: os empregados da Epagri e seus dependentes”, acrescenta Jonas Pereira do Espírito Santo. A instituição firmou convênios e parcerias para atender os beneficiários em todo o estado, sempre se adequando às novas coberturas exigidas pela legislação.

Desafios e superações

O mercado de saúde suplementar tem apresentado inúmeros desafios, exigindo constantes adequações nos processos de gestão. Alexandre Coimbra Ribeiro relembra que a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou a Resolução Normativa nº 518, que recomenda boas práticas de governança corporativa. “A Casacaresc contratou consultorias especializadas, elaborou políticas e implementou práticas de governança corporativa e gestão de riscos para atender às recomendações da ANS e exigências legais, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, completa Cláudio César Reiter. A instituição demonstra resiliência ao se adaptar às novas condições, encontrando maneiras de continuar a oferecer serviços essenciais aos seus beneficiários.

Adaptação e inovação

Para continuar oferecendo um serviço de qualidade, a Casacaresc tem adotado inovações tecnológicas e de controle que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Cláudio César Reiter menciona que a adequação aos normativos e exigências de mercado, inovação constante na introdução de serviços para ofertar aos beneficiários, como Telemedicina, central de atendimento, como parte dessas inovações. “Também estabelecemos parcerias estratégicas com hospitais, laboratórios, clínicas e outras entidades para ampliar os serviços oferecidos e o acesso a recursos adicionais”, afirma Alexandre Coimbra Ribeiro.

Um olhar para o futuro

A Casacaresc planeja continuar aprimorando o atendimento e a qualidade de vida de seus beneficiários com iniciativas como o Casa+Saúde. Este programa é conduzido por gestores do cuidado de referência (agora realizados por equipe própria da Casacaresc), que atuarão como ponto de contato constante e confiável para os beneficiários, garantindo um acompanhamento próximo e individualizado.

“O programa oferece um cuidado continuado aos beneficiários, com ações de monitoramento remoto e jornadas de saúde personalizadas. Entre as diversas iniciativas do Casa+Saúde, destaca-se o projeto ‘Saúde Não se Pesa – Se Mede’, que incentiva a manutenção de um estilo de vida saudável”, explica o Presidente.

A Casacaresc tem inúmeras histórias de sucesso, com beneficiários relatando melhorias significativas em sua saúde e qualidade de vida graças aos serviços oferecidos. “A instituição recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por sua contribuição à saúde e bem-estar de seus beneficiários”, ressalta Décio Alfredo Rockenbach. A Casacaresc conseguiu ao longo de sua existência se “profissionalizar”, sem perder a proximidade com seus associados.

A Casacaresc agradece a confiança e o apoio de todos os seus beneficiários ao longo destes 54 anos. Com a nova logomarca e o lançamento do Casa+Saúde, a Instituição reforça seu compromisso em proporcionar um atendimento de excelência e inovador, sempre prezando pela saúde e bem-estar de todos.

Por Mariana Alcântara, do site Casacaresc.

Casacaresc celebra 54 anos de história, dedicação e evolução
Tags: