A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concede nesta quinta-feira, 12, Certificado a Onévio Antônio Zabot (foto), extensionista aposentado da Epagri. A certificação acontece “pelos 45 anos de incansável trabalho e relevantes serviços prestados em prol da atividade rural no estado de Santa Catarina”.
Zabot é engenheiro-agrônomo, especialista em direito ambiental. Trabalhou na Epagri por 45 anos, tendo iniciado a carreira ainda na Acaresc. Atuou como extensionista rural em Joinville, Bela Vista do Toldo e Massaranduba.
Entre os diversos cargos que ocupou, foi presidente da Fundação Municipal 25 de Julho, além de secretário da Agricultura e Meio Ambiente e secretário Distrital de Pirabeiraba. Também presidiu a Ceasa/SC e foi diretor Técnico, de Abastecimento e de Administração da Cidasc.
Sua contribuição prática para a agricultura catarinense é longa e profícua. Entres as diversas ações, destacam-se a introdução de cultivares de arroz no Estado; a criação do Centro de Formação de Agricultores e Pescadores Luiz Carlos Perin, hoje conhecido como Cetreville; e a idealização do projeto da Escola Agrícola Carlos Funck, em Piraberiaba. Ainda trabalhou diretamente no desenvolvimento das cadeias produtivas da floricultura e das palmáceas e atuou no desenvolvimento da maricultura na Baía da Babitonga
Zabot também atua como poeta e articulista, tendo publicado livros e contribuído para coletâneas e antologias. Foi premiado em diversos concursos literários e é membro da Academia de Letras Poeta Cruz e Souza, de Itapoá, e da Confraria e Associação das Letras, de Joinville. Atualmente preside a Academia Joinvilense de Letras. Como articulista, publica artigos sobre sustentabilidade agropecuária em jornais de destaque estadual e regional.