Em um mundo em constante transformação, alinhar propósito pessoal, carreira e sustentabilidade tornou-se essencial para uma vida plena e impactante. Este artigo explora a trajetória do extensionista rural Juliano Gonçalves Garcez, da Epagri, que conciliou em seu projeto de vida, um estudo profissional que  concilia realização pessoal, geração de valor social e preservação ambiental. Sua abordagem permite distinguir três conceitos comuns na Epagri, que muitas vezes são trabalhados sem diferenciação, por falta de uma teorização prévia adequada.

O extensionista Juliano Garcez é autor do livro citado no artigo

Projeto de Vida: Autoconhecimento como Base

Juliano iniciou sua jornada no litoral Sul Catarinense, em Santa Rosa do Sul (SC), onde decidiu estudar técnicas agrícolas para contribuir com a propriedade rural de seus avós. Após formar-se técnico em agropecuária, enfrentou limitações que o levaram a cursar Agronomia na Udesc e no Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai. Durante esse processo, ele explorou ferramentas como:

  • Escala de Aconselhamento Profissional (EAP)
  • Levantamento e Avaliação de Interesses Profissionais (LIP e AIP)
  • Plano de carreira (modelo Vicky Bloch)

Reflexões Essenciais para um Projeto de Vida

  1. Propósito: Qual é sua missão pessoal?
  2. Valores: O que realmente importa para você?
  3. Sucesso e riqueza: Como você os define?
  4. Metas financeiras: Como elas se conectam ao seu estilo de vida?
  5. Crescimento pessoal: Como sua profissão contribui para sua evolução?

“Planejar livremente, sem condicionamentos externos, é crucial para a realização integral.”

A Hierarquia de Necessidades de Maslow reforça a importância de atender demandas prioritárias como segurança, saúde,  desenvolvimento social e afetivo, além da autoestima, antes de buscar a auto realização profissional.

Plano de Negócios: Gerando Valor Social e Ambiental

A partir dos anos 1980, o empreendedorismo ganhou força como gerador de emprego e impacto social. O Modelo Geral de Negócios de Osterwalder (2011) destaca-se por ser uma ferramenta lógica e visual que permite integrar ferramentas de análise estratégica, de planejamento, de gestão operacional, de finanças, de marketing e vendas, de gestão de projetos e de gestão de pessoas, tais como:

Plano de Desenvolvimento da Propriedade (PDP) e Sustentabilidade 

Metodologias como ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas) e IQP (Índice de Qualidade do Plantio Direto) têm sido utilizadas para análises sistêmicas  relacionando o uso, ocupação e manejo do solo, à preservação dos recursos naturais e sua biodiversidade. Já métodos de adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais (ASAP) buscam o monitoramento e a avaliação de indicadores de gestão ambiental. Esses conteúdos são revisados por Juliano G. Garcez e seus orientadores em seu livro, criado a partir de sua dissertação de mestrado profissional, onde os atores desenvolvem os seguintes eixos:

  • Uso eficiente de água e energia
  • Gestão de resíduos e dejetos
  • Recuperação de matas ciliares
    Geração e uso de energia renovável
  • Gestão de emissões de gases de efeito estufa
  • Captação e reúso de e tratamento de água e esgoto
  • Destinação adequada de resíduos perigosos
  • Construções sustentáveis (Garcez, Mera e Rodrigues 2025)
  • “Essas práticas não só reduzem impactos ambientais, mas aumentam produtividade e atraem investidores conscientes.”

A abordagem de Juliano mostra que projeto de vida, plano de negócios e PDP são conceitos muito distintos mas passíveis de integração. O autor convida os interessados nesses temas para conhecer sua última obra intitulada Educação Ambiental na Gestão Pública: Um Caminho Para a Efetivação do Estado de Direito do Ambiente. Nesse livro, os autores integram autoconhecimento ecológico e indicadores de problemas sócio-ambientais associados ao planejamento de projetos e programas no estado de Santa Catarina. Com isso, buscam identificar indicadores de desempenho que possam gerar impactos significativos ao meio ambiental e social, transformando realidades.

*Por: Juliano Garcez, extensionista da Epagri. Faça contato com o autor para conhecer as formas de ler o livro gratuitamente no computador ou no celular: julianogarcez@epagri.sc.gov.br.

Referências bibliográficas:
LEVENFUS, Rosane Schotgues; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação vocacional ocupacional. 2009, Porto Alegre: Artmed. 

OSTERWALDER, Yves Pigneur. Business Model Generation. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 

GARCEZ, Juliano Gonçalves; MERA, Cláudia Maria Prudêncio; RODRIGUES, Domingos Benedetti. Educação Ambiental na Gestão Pública: Um Caminho Para a Efetivação do Estado de Direito do Ambiente. Curitiba: Appris, 2025.

Artigo: alinhando propósito pessoal e sustentabilidade: projeto de vida, plano de negócios e PDP*

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