No dia 10 de março, a Casa Civil informou oficialmente à Secretaria de Estado da Agricultura que o extensionista Dirceu Leite é o indicado do Governo Estadual para o cargo de Presidente da Epagri. No início desta semana, o Comitê de Elegibilidade da Epagri recebeu a indicação e iniciou seu trabalho.

Dirceu Leite, extensionista da Epagri em Agrolândia, é o indicado para o cargo de presidente da Empresa

O Comitê de Elegibilidade é um órgão estatutário da Epagri composto por empregados da própria instituição. O advogado Felipe Boppré, Gerente do Departamento Jurídico e um dos membros do Comitê, explica que cabe a esse grupo avaliar se o nome indicado atende aos requisitos legais e estatutários para ocupar a presidência. O indicado é avaliado sob a ótica das Leis Federais 13.303 e 6.404, além do Decreto Estadual 1.007 e do estatuto da Empresa.

Após a avaliação, o Comitê emite um parecer para o Conselho de Administração da Epagri, que tem como presidente o Secretário de Agricultura Valdir Colatto. Cabe ao Secretário convocar uma reunião com cinco dias de antecedência para que, uma vez reunido, delibere sobre a indicação e submeta ao crivo da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina a respectiva ata e o Termo de Posse. A partir de então, o novo presidente da Epagri passa a ter respaldo legal para iniciar o seu mandato.

O Conselho de Administração conta com oito membros, entre eles a Presidência da Epagri como membro-nato e um empregado eleito pelos funcionários. Os outros componentes integram instituições representativas do setor agropecuário: Ocesc, Fetaesc, Faesc, Embrapa e MAPA. A presidência do Conselho sempre é ocupada pelo Secretário de Agricultura, que representa o Estado de Santa Catarina.

Dirceu Leite, atual indicado para assumir a presidência da Epagri, é extensionista do escritório municipal da Epagri em Agrolândia. Tem 45 anos, é casado e natural daquele município, onde exerceu mandato como vice-prefeito entre 2017 e 2020. Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)  e mestrado em Manejo do Solo pela mesma instituição. Além de extensionista em Agrolândia, ocupava até o momento o cargo de coordenador regional do Programa de Aquicultura e Pesca na região do Alto Vale do Rio Itajaí.

Novo presidente da Epagri: conheça o processo de nomeação