Está no ar a exposição virtual Mulheres e o mar: Safira, que apresenta fotos captadas pela Epagriana Rose Mary Gerber, que atua no Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira (DERP), em Florianópolis. Clique aqui para ver a exposição.

As fotos expostas no museu virtual fazem parte da pesquisa de doutorado em antropologia social que Rose finalizou em 2013 pela UFSC. A tese virou o livro Mulheres e o Mar. “Nos 11 meses de meu trabalho de campo observei, convivi e participei do cotidiano dessas mulheres buscando entender como se reconhecem, são reconhecidas, e buscam seus direitos como pescadoras”, explica Rose. A extensionista conta que Safira é a pescadora com quem mais conviveu e continua convivendo. Por isso, a escolha de imagens que a registram em um cotidiano instigante.
Rose conta que depois do lançamento de seu livro Mulheres e o Mar, a pescadora Safira, conhecida como Neneca, se inspirou, voltou a estudar e escreveu seu próprio livro: A menina e o mar. Ela também foi convidada para um documentário sobre sua vida. Essa história de parceria entre a extensionista e a pescadora já foi motivo de matéria no site da Epagri, que você pode ler clicando aqui. “Divulgar a existência e vida destas mulheres de valentia é uma honra e uma alegria”, emociona-se Rose.

O Museu Marítimo EXEA foi fundado em março de 2021 e trabalha com o patrimônio material e imaterial nascido da interação humana com o Oceano Atlântico. Ele é resultado de dois trabalhos acadêmicos desenvolvidos na Universidade de Coimbra, em Portugal. Reconhecida no Brasil e no exterior como referência em pesquisa com mulheres pescadoras, a equipe do Museu fez contato com Rose para o convite.
Publicamos apenas duas fotos da Rose para você ter um gostinho da beleza do trabalho dela. Clique aqui para ver a exposição completa.