A Casacaresc, em parceria com as Cipas da Epagri, está desenvolvendo uma ação para acompanhar a saúde dos funcionários, aposentados e familiares. A ideia é ajudar na promoção de um envelhecimento mais saudável para todos, identificando precocemente possíveis sinais de problemas de saúde já instalados, como hipertensão e diabetes, como também o excesso de gordura corporal ou também a falta de musculatura e força. O projeto começou em 2024, na Sede, e agora vai alcançar 20 cidades catarinenses, atendendo todas as UGTs da Epagri. Neste ano a ação já aconteceu em Florianópolis, em fevereiro, e em Videira, em março.

O circuito “Saúde Não Se Pesa – Se Mede” faz parte do programa de cuidado populacional CASA+Saúde. De acordo com o coordenador do projeto, enfermeiro Everson Bertazo, esta não é uma ação isolada, mas sim uma estratégia contínua de promoção à saúde. “Este circuito propõe avaliar a saúde metabólica e funcional dos participantes e promover um envelhecimento mais consciente e saudável a partir do autoconhecimento em saúde. Além disso, a iniciativa busca ampliar o acesso ao cuidado, atendendo também localidades mais remotas e menos digitalizadas do interior do estado”, diz ele.
Everson explica que esses resultados geram valor para as respectivas Cipas – que podem promover campanhas de conscientização sobre a saúde do trabalhador – e para a Casacaresc, que a partir dos dados consegue criar ações continuadas de cuidado após o circuito para acompanhar a saúde de seus beneficiários de forma personalizada. “Essa é uma excelente oportunidade para os colaboradores cuidarem de si mesmos e construírem o envelhecimento com saúde e autonomia”, diz o enfermeiro.
Atendimentos realizados na ação
Na ação, os beneficiários terão acesso gratuito à avaliação da composição corporal, que ajuda a determinar a quantidade de massas magra e gorda do corpo, além da idade metabólica; ao teste de força para avaliar o desempenho funcional e assim permitir orientações sobre fortalecimento para a prevenção de lesões; aferição da pressão arterial e glicemia capilar, para avaliar o risco de diabetes; e análise do perfil de risco cardiometabólico e funcional.

Ao final, cada participante é convidado a fortalecer alguma dimensão do estilo de vida e ainda recebe uma fita métrica personalizada para medir a circunferência de partes do corpo que servem como parâmetros para a saúde, para desta forma fazer o acompanhamento da evolução quadrimestral presencialmente ou mesmo de forma remota.
Cronograma para 2025
A ação ocorre sempre na quarta semana do mês. Confira o cronograma para 2025.
Fevereiro – Região 7 (Florianópolis)
Março – Região 10 (Videira / Caçador)
Abril – Região 3 (Lages / São Joaquim)
Maio – Região 2 (Campos Novos / Concórdia)
Junho – Região 5 (Rio do Sul / Ituporanga)
Junho – Região 7 (Florianópolis)
Julho – Região 6 (Itajaí / Joinville / São Francisco do Sul)
Agosto – Região 1 (Chapecó / Xanxerê)
Setembro – Região 8 (Criciúma / Urussanga / Tubarão)
Outubro – Região 7 (Florianópolis)
Novembro – Região 9 (Palmitos / São Miguel do Oeste)
Dezembro – Região 4 (Canoinhas)





