Você já imaginou ser os olhos de alguém? O colega Lizandro Macedo, que atua no DEGEF, não só pensou, como se tornou o olhos do Zairo Teixeira, ex jovem aprendiz da Epagri e uma pessoa de baixa visão. Eles correm juntos pelas ruas de Florianópolis, dividindo disposição atlética e dando exemplo de companheirismo. 

Lizandro (à esquerda) e Zairo levaram a parceria da Epagri para as corridas de rua em Floripa

Zairo começou a atuar como jovem aprendiz da Epagri em agosto de 2022, função que desempenhou até agosto do ano passado. Ele já corria, e foi numa conversa na copa da DEGEF que a parceria com Lizandro iniciou. Desde o início de 2024 eles podem ser vistos correndo juntos na avenida beira-mar, normalmente no início das manhãs ou no final das tardes de terças e quintas. 

Zairo é só elogios para o parceiro de corrida. “”Ele é uma pessoa muito atenciosa”, atesta, lembrando que, além de guiar, Lizandro tem o importante papel de alertá-lo quanto à ondulações e outros obstáculos da pista, evitando acidentes durante o percurso. 

O comprometimento é outra característica que Zairo destaca em Lizandro. Ele relata que o Epagriano sempre o espera no ponto de ônibus antes dos treinos e faz questão de apoiar o atleta nos momentos anteriores e posteriores às provas. “É bacana, essa atenção é o diferencial”, ressalta.

A dupla já correu provas importantes na capital, como o circuito Banco do Brasil e o Run For Câncer Floripa. Mas os colegas de trabalho de Lizandro sabem que as medalhas não são o seu maior prêmio. Nos percursos ao lado de Zairo, o Epagriano exercita o corpo e, principalmente, seu maior valor: a empatia com o próximo.

Lizandro é quase uma unanimidade entre os colegas da Sede. Tem sempre um sorriso no rosto, uma palavra de carinho para os companheiros de trabalho. Espalha alegria pelos corredores da Epagri e seu exemplo já está influenciando outros Epagrianos. 

É o caso do Gabriel Kindermann Bez, que trabalha com Lizando no DEGEF e também é guia de corredores portadores de deficiência visual. Ele conta que correr em parceria é mais difícil, pois a atuação em dupla exige uma sincronia entre os atletas. O que só reforça a admiração a Lizandro, que pelo menos duas vezes por semana se dispõe a ser os olhos de Zairo.

Gabriel Bez é outro Epagriano que guia pessoas com deficiência visual nas corridas de rua
Lizandro, do DEGEF, é os olhos de Zairo nas corridas de rua

3 ideias sobre “Lizandro, do DEGEF, é os olhos de Zairo nas corridas de rua

  • 31 de janeiro de 2025 em 10:18
    Permalink

    Ficou muito bacana a reportagem,

    É gratificante poder ajudar quem precisa, e no caso específico do Zairo, gerou uma amizade especial!!!

    Admiro a força de vontade dele, e isso é a minha motivação. Ganho um aprendizado enorme sendo o guia dele nos treinos e corridas.

    Participo do projeto chamado Sexto Sentido, guias cadastrados para correr com a turma de PCDs visuais!!
    linktr.ee/projetosextosentido

    E mais do que nunca, nós Epagrianos trabalhamos em uma empresa que tem um valor social sensacional. As atividades fins da empresa é fazer o bem as famílias rurais. O bem gera o bem!!!

    Abraços

  • 28 de janeiro de 2025 em 08:11
    Permalink

    Parabéns aos meninos. Dedicação, empatia e parceria. Isso é motivação para todos nós.

  • 27 de janeiro de 2025 em 17:40
    Permalink

    LIZANDRO e GABRIEL,
    Desejo a vocês saúde o suficiente para que continuem a ter essa atitude radiante.

    Este pensamento sou fã!
    “Para lidar consigo mesmo, use a cabeça .
    Para lidar com os outros use o coração”

    Obrigada por serem gente como a gente!

    izolete.

Os comentários estão desativados.