Para quem está na capital e arredores, a dica é conhecer o trabalho do artista plástico Duílio Paulo Rossi Fermo, extensionista aposentado da Epagri. Ele estará expondo sua arte no Jardim Botânico de Florianópolis entre os dias 5 e 20 de novembro.
A abertura da exposição acontece no dia 5, entre 16h e 19h. A visitação vai até 20 de novembro, sempre de terça a domingo, das 7h às 19h.
Duílio ingressou nos quadros da Epagri em janeiro de 1969, ainda nos tempos da Acaresc, atuando como extensionista rural em Coronel Freitas. A partir de 1972 desempenhou a função em Braço do Norte. Em maio daquele ano assumiu a função de coordenador de suinocultura, com sede em Criciúma.
Com a criação da Epagri, em 1991, foi transferido para a Estação Experimental de Urussanga, onde passou a coordenar cursos no Centro de Treinamento de Araranguá. Aposentou-se em 1999 e em 2004 foi secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Criciúma. Já nos tempos de Casacaresc e Epagri, mostrava seu talento artístico elaborando stands da Empresa em exposições, feiras e outros eventos.
Como artista, é um autodidata. Nanquim sobre papel, guache e aquarela sobre papel, óleo sobre tela, papelão, eucatex, e tinta acrílica sobre tela, são algumas das técnicas que emprega para expressar seu talento artístico. Já participou de diversos concursos e exposições, a maioria no Sul do Estado.
A exposição que abre na capital no dia 5 tem apoio institucional da Epagri e da Associação Amigos do Jardim Botânico de Florianópolis.
Confira abaixo alguns trabalhos que dão uma mostra do talento de Duílio. Clique nas imagens para ampliar.