Foi publicado o relatório da sistematização das oficinas realizadas em 2023 com o objetivo de ouvir os empregados para a projeção do futuro da Epagri. Foram 30 oficinas realizadas com a participação de 1201 colegas, que responderam a três perguntas orientadoras para avaliar a Epagri do presente e opinar sobre os principais focos de ação para os próximos anos.

Os pontos a melhorar levantados dizem respeito aos seguintes tópicos: gestão e governança, gestão  e estrutura técnica, indicadores corporativos, gestão dos recursos humanos, clima organizacional, revisão do PCCS, sistema de avaliação, capacitações, melhoria de processos, infraestrutura, contratos e parcerias, captação de recursos, comunicação interna, marketing e comunicação e sustentabilidade.

Quanto aos pontos fortes foram identificados: credibilidade da empresa, integração com o público, capital humano, clima organizacional, capilaridade, foco de trabalho, infraestrutura, marketing e comunicação, captação de recursos, comunicação interna, parcerias e gestão e estrutura técnica. Alguns tópicos se repetem porque foram identificados fatores positivos e outros a melhorar no mesmo tema.

A terceira pergunta dizia respeito aos focos da empresa para os próximos anos. Relacionadas aos objetivos finalísticos foram listados sustentabilidade, agricultura urbana, pesquisa e extensão rural, tecnologias de informação e automação, gênero e geração,  execução de políticas públicas, multifuncionalidade e pluriatividade, marketing e comunicação, inovação e educação. Já em relação aos objetivos internos foram pontuados gestão de processos, capital humano, infraestrutura, captação de recursos, sistema de avaliação, parcerias e contratos, PCCS e gestão e governança.

Relatório completo

O relatório completo pode ser encontrado na intranet com o título “A Epagri pelos Epagrianos: um olhar para o futuro” e nele também estão apresentadas todas as manifestações por UGT e Unidade Regional e de Pesquisa.

Em breve também será publicado o relato das contribuições dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, das organizações parceiras e a análise comparativa com outras organizações de pesquisa agropecuária e extensão rural.

Durante 2024 serão realizadas mais algumas atividades com vistas à elaboração do novo Plano Diretor, como debates temáticos e oficinas de elaboração da proposta. O objetivo é apresentar ao Conselho de Administração em setembro de 2024, para que seja aprovado antes do final do ano e, assim, passar a valer a partir de 2025.

A expectativa é de que o novo Plano Diretor propicie maior dinamismo à empresa, com focos de atuação mais direcionados às grandes questões sociais, ambientais e econômicas do espaço rural catarinense.

O futuro da Epagri sob o ponto de vista dos Epagrianos