Empregados da Epagri das regiões Oeste e Meio Oeste participaram de curso que visa habilitá-los a identificar riscos ambientais no trabalho e apresentar as medidas para eliminá-los ou minimizá-los. O curso aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Treinamento de Chapecó (Cetrec).

Foram 12 horas de aulas ministradas para cipeiros e designados. Jaques M. Carvalho, técnico em segurança do trabalho e integrante do SESMT da Epagri, explica que os membros da CIPAA são eleitos pelos colegas. Já os designados são indicados pelo empregador para exercer a função da comissão, quando, diante do número de funcionários da unidade, a legislação não exige eleição para formar uma CIPAA.

De acordo com Jaques, o curso atende à  Norma Regulamentadora nº5 (NR5), que tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com intuito de tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Os cipeiros e designados foram capacitados nos seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;  metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde do trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos e organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Participaram do curso representantes da CIPAA do Cepaf e da Gerência Regional de Chapecó e designados das Gerências Regionais de Xanxerê, Palmitos e São Miguel do Oeste. Também estiveram presentes designados das Estações Experimentais de Videira, Canoinhas e Campos Novos, bem como dos Centros de Treinamento de Videira e Chapecó.

Empregados da Epagri do Oeste e Meio Oeste são capacitados em segurança do trabalho