Um tema pouco falado e ainda considerado tabu foi trazido para discussão na Epagri por meio de uma palestra promovida pela CIPAA no dia 26 de setembro: o suicídio. O evento foi realizado no auditório da Sede e transmitido para todos os empregados através do canal de Capacitações da Epagri, no Youtube, do qual participaram cerca de 250 epagrianos. Aos que não tiveram oportunidade de assistir, podem fazê-lo pelo link da palestra.

Cerca de 250 epagrianos assistiram a palestra, oferecida nas modalidades presencial e online

O evento fechou as ações da CIPAA do Setembro Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio que usa esta cor como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro. Para pontuar a data, algumas unidades da Epagri estão iluminadas com a cor amarela, como é o caso da Sede.

“Precisamos conhecer melhor sobre o assunto para saber como lidar com as nossas dificuldades e também das pessoas que nos cercam”, frisa a presidente da CIPAA, Roseleine de Mello. Para o evento foi convidado José Vilela Sobreira Sobrinho, voluntário do Centro de Valorização pela Vida em Florianópolis (CVV), instituição conhecida por sua experiência no apoio emocional e em campanhas de prevenção do suicídio.

Para chamar a atenção para a campanha Setembro Amarelo, a Sede da Epagri está iluminada com a cor durante todo o mês

Rose revela que, embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Segundo Vilela, o CVV atende cerca de 3,4 milhões de pessoas mensalmente, em todo o País.

Centro de Valorização da Vida

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1962 que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Os contatos com o CVV são feitos por telefone, pelo número 188  – o atendimento é 24 horas e sem custo de ligação – ou pelo  site www.cvv.org.br, por chat ou e-mail.  Algumas cidades também possuem atendimento presencial.

O palestrante é voluntário do Centro de Valorização pela Vida em Florianópolis

Literatura sobre o assunto

Aos que desejam aprofundar o conhecimento sobre o assunto, o palestrante recomendou os livros publicados pelo Instituto Vita Alere. Acesse o site aqui.

Palestra fala sobre prevenção ao suicídio: assista aqui