A Epagri definiu um conjunto estratégico de ações que serão implementadas no seu Plano de Integridade entre 2023 e 2025. O documento, homologado pelo Conselho de Administração, está disponível no Portal da Transparência da Epagri e tem objetivo de prevenir, detectar e corrigir práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta entre os colaboradores. “São ótimas notícias, que vão fortalecer nossos valores de ética, transparência e responsabilidade”, avalia José Pedro Oliveira Rosses, responsável pelo Controle Interno e Ouvidoria da Empresa.
Parceria com a Controladoria-Geral do Estado
As estratégias fundamentais para o sucesso do Plano de Integridade da Epagri foram definidas em reunião com a Controladoria-Geral do Estado (CGE). “A CGE, em colaboração conosco, criou um inovador sistema, no qual lançaremos todas as evidências da execução das medidas planejadas para mitigar os riscos de integridade. Esse sistema estará integrado a um SGP-e específico da CGE, garantindo o registro detalhado das ações e sua respectiva comprovação”, detalha José Pedro.
Business Intelligence para acompanhamento
Visando uma gestão mais eficiente e transparente, a CGE disponibilizará uma ferramenta de Business Intelligence (BI). “Com esse recurso tecnológico, o Comitê de Compliance poderá acompanhar em tempo real o status da implementação das ações do nosso Plano de Integridade”, explica o ouvidor. Além disso, ao final do período, a CGE fornecerá um relatório completo à presidência da Epagri e divulgará um ranking das instituições do Estado que também estão comprometidas em cumprir rigorosamente seus Planos de Integridade.
Engajamento dos colaboradores
“Contamos com o engajamento de todos os colaboradores nesta importante jornada”, afirma José Pedro. Para tanto, o Comitê de Compliance reforçou o pedido para que os gerentes dos departamentos preencham a planilha sobre os riscos de integridade, uma vez que cada ação do Plano possui um departamento estadual coordenador responsável por sua implementação. “Com o apoio das equipes envolvidas, temos confiança em alcançar resultados satisfatórios”, ressalta.
Cronograma de ações
José Pedro destaca que todas as medidas deverão estar devidamente lançadas no sistema da CGE até 31 de agosto. A primeira atualização do status das ações ocorrerá em 30 de novembro. “Fiquem atentos aos prazos e atuem com eficácia para o sucesso dessa empreitada”, solicita o ouvidor da Epagri.
Ações planejadas
Dentre as medidas planejadas, destacam-se treinamentos sobre gestão e fiscalização de contratos, capacitações referentes às normas da Empresa, melhorias no Sistema de Gestão Administrativo-Financeiro (Safi) e capacitações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também serão realizados mapeamento de processos e monitoramento do Portal da Transparência da Epagri, entre outras estratégias fundamentais.
Jornada de integridade com apoio governamental
Importante destacar que o Plano de Integridade foi elaborado em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC). “O Comitê de Compliance da Epagri, composto por representantes da Diretoria Executiva, do Departamento Jurídico, da Auditoria Interna, do Controle Interno e Ouvidoria, bem como do Departamento Estadual de Planejamento, foi parte ativa e essencial na construção desse plano tão relevante para nossa Empresa”, analisa o ouvidor.
Participação de todos é fundamental
“O Plano de Integridade da Epagri representa nosso compromisso com a ética, a transparência e a excelência em nossas práticas”, descreve José Pedro. Desta forma, ele lembra a importância da participação de todos os empregados. “Contamos com cada um de vocês para que, juntos, alcancemos nossos objetivos, garantindo a confiança de nossos clientes, parceiros e da sociedade em geral” finaliza o ouvidor, que se coloca à disposição para esclarecer dúvidas. Ele atende pelos contatos joserosses@epagri.sc.gov.br ou (48) 36655012.