No dia 13 de abril, dois extensionistas rurais da Epagri foram homenageados pelo Crea/SC em solenidade realizada em Florianópolis: Edilene Steinwandter, que recebeu a Medalha do Mérito Catarinense, e Donato Lucietti, nosso colega falecido em abril de 2022, que teve o seu nome inscrito no Livro do Mérito Catarinense.

Essa honraria foi criada pelo Crea-SC em 2009 para anualmente homenagear profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino que se destacaram na área da Engenharia, Agronomia e Geociências.  A inscrição no Livro do Mérito ocorre para homenagear profissionais já falecidos.

Edilene entre Romeo Bet, da Cooperalfa, e Kita Xavier, presidente do Crea/SC

Este ano foram nove homenageados: três profissionais com a Medalha do Mérito, três empresas e entidades com o Diploma do Mérito e três profissionais com a Inscrição no Livro do Mérito.

Saiba mais sobre os epagrianos homenageados.

Edilene Steinwandter

Edilene começou a atuar na Epagri em 2002 como extensionista rural no município de Ponte Serrada. Natural de Treze Tílias, no Meio Oeste catarinense, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Empresa, cargo que ocupou de fevereiro de 2019 a março de 2023. A extensionista é graduada em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na Epagri Edilene também ocupou o cargo de gerente regional de Xanxerê e gerente estadual de extensão rural e pesqueira. Em 2021 foi incluída na lista da Revista  Forbes como uma das 100 mulheres poderosas do agro brasileiro.

Edilene discursou no evento em nome dos homenageados (Foto: Janaína Laurindo/Crea/SC)

Nossa colega é reconhecida pelo Crea/SC como uma profissional na vanguarda do seu tempo e responsável pela transformação em qualidade e humanidade nos cargos em que passou. Na homenagem, essa entidade de classe destaca as conquistas de Edilene à frente da presidência da Epagri, como economia de R$9,4 milhões em recursos públicos, geração de 69 novas tecnologias e cultivares, 346.182 atendimentos às famílias agricultoras e pescadoras do Estado, R$46,8 milhões investidos na agricultura familiar catarinense, mais transparência e combate efetivo a possíveis atos de corrupção.

O Crea/SC reconhece Edilene como uma referência para o agronegócio catarinense e brasileiro, e como uma liderança influente e conhecedora das diferentes realidades que permeiam os meios rural e pesqueiro de Santa Catarina

Edilene divide a medalha com todos os colegas epagrianos e com todos os engenheiros-agrônomos do Estado. “Somos sim responsáveis pelo pão nosso de cada dia que alimenta a humanidade. Na Epagri são mais 1600 funcionários que diariamente trabalham para garantir sustentabilidade no meio rural e segurança alimentar para a população. Esta homenagem é para vocês também, nunca fiz nada sozinha. Fizemos juntos”, diz ela, que discursou no evento em nome dos homenageados.

Donato Lucietti

Donato coordenava o programa Grãos em SC

Donato foi extensionista da Epagri de 1986 até 2022, quando faleceu aos 60 anos de idade em decorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Natural de Turvo,  no Sul Catarinense, graduou-se em Agronomia na Universidade Federal de Pelotas (RS) e se tornou mestre em Engenharia de Irrigação pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

Nosso saudoso colega sempre atuou na área de engenharia de irrigação e manejo da cultura de arroz irrigado em diversos municípios do Sul de Santa Catarina.  Nos últimos anos ele trabalhou em Nova Veneza e coordenava no Estado o programa Grãos, da Epagri.

Esse extensionista foi responsável pela equipe do Programa Nacional de Aproveitamento Racional de Várzeas (Provárzeas), que elaborou e acompanhou a implantação de diversas obras coletiva de captação, condução de água para irrigação, desassoreamento de rios e redes coletivas de distribuição de água para comunidades rurais., bem como garantiu a introdução de cultivares de arroz irrigado na região Sul do Estado.

Donato entre os colegas extensionistas Lidiane Camargo, Edson Borba e Darlan Marchesi

Donato é reconhecido pelo Crea pela sua dedicação à difusão de tecnologias em arroz irrigado, com reflexos na expansão das áreas de cultivo sustentável desse cereal em Santa Catarina, bem como por ser dono de um caráter e disciplina inabaláveis e de uma personalidade humilde, gentil e acolhedora.

Extensionistas rurais da Epagri recebem Medalha do Mérito Catarinense