O extensionista rural Célio Haverroth e o pesquisador Marcio Antonio de Mello são autores de um capítulo de livro em que abordam a trajetória da pesquisa e da extensão rural pública e sua relação com o tema cooperativismo e associativismo e o papel da Epagri e de suas antecessoras no surgimento das cooperativas agropecuárias e no apoio após a constituição delas. 

O livro “Cooperativismo e  Associativismo  em SC no Contexto da Imigração  Alemã no Sul do Brasil” foi lançado em Florianópolis no dia 23 de março. Em breve os municípios de Chapecó, Seara, São Miguel do Oeste e Itapiranga também terão eventos de lançamento da obra.

Segundo Márcio, a pesquisa identificou que a constituição de cooperativas e associações de agricultores desde sempre esteve presente no trabalho da Epagri e das empresas que a antecederam. “A estrutura fundiária de Santa Catarina, caracterizada pela maciça presença de pequenas propriedades, exige a cooperação e a associação de agricultores para melhor acessar os mercados. Por esse motivo a organização dos agricultores sempre foi uma diretriz da Epagri e de suas antecessoras, que exerceram papel fundamental na formação e na consolidação da maior parte das cooperativas agropecuárias que atuam no Estado”, diz o pesquisador.

Célio acrescenta que o capítulo também mostra o trabalho da Epagri com a cadeia de suínos, com a juventude rural e com a formação de lideranças. “Também fazemos um resgate do trabalho da Empresa na constituição das redes de cooperação da agricultura familiar, a partir dos anos 1990, com o objetivo de inclusão econômica dos agricultores que trabalham com atividades mais diversificadas, como agroindústrias de pequeno porte, hortaliças e fruticultura, que têm no mercado local e nas compras institucionais os mercados principais”, diz o extensionista.

Sobre a obra

O livro foi organizado a convite do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) para integrar o tema cooperativismo no projeto “A caminho de 2024 – 200 anos: Migrações Alemãs para o Brasil”. O propósito da obra foi viabilizar uma publicação reunindo artigos, relatos de experiências e entrevistas sobre o tema, pois o cooperativismo e o associativismo estão intimamente ligados ao contexto da imigração alemã, sendo amplamente disseminado nas zonas de colonização no sul do Brasil, encontrando na cultura da ajuda mútua a materialização do modelo cooperativo e associativo.

A obra tem 438 páginas, 15 artigos, 11 relatos de experiência e entrevistas com Harry Dorow e Glauco Olinger. Teve o apoio financeiro da Fecoagro; da  Cooperativa Ceraçá; do BRDE e da Lei de Incentivo à Cultura.

O livro está disponível para livre download aqui.  Exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente nos eventos de lançamento. Mais informações podem ser obtidas com a editora: (51) 3568-2848, contato@oikoseditora.com.br.

Técnicos da Epagri escrevem capítulo de livro sobre a contribuição da Epagri na constituição das cooperativas em SC